5 de março de 2012

Revolução Pernambucana de 1817 - 06 de março


A Revolução Pernambucana do século XIX marca de forma efetiva os ideais de liberdade da então província de Pernambuco, no Brasil. Também conhecida como Revolução dos Padres, eclodiu em 06 de março de 1817. O que isso significa?
O Brasil era uma colônia de Portugal, viva sob a organização  política e econômica do governo português. As províncias criadas aqui no Brasil eram obrigadas a pagar altos impostos ao governo português, uma vez que o sistema colonialista se fundamentava num pacto colonial de exploração e pagamento de tributos à metrópole.
A população pernambucana estava insatisfeita com a cobrança de impostos que era obrigada a pagar por serviços que nem tinha acesso, como por exemplo o imposto sobre iluminação pública onde não existia energia. Somando-se a esse fator, o quadro de miséria e fome que assolava a população de Pernambuco, devido à queda do preço do açúcar, houve uma crescente influência das ideias iluministas.
As ideias revolucionárias se expandiram e formou um movimento com ideais de independência do Brasil e proclamação de uma República.
A Revolução tem início no dia 06 de março de 1817, liderada por Domingos José Martins, com o apoio de Antonio Carlos de Andrada e Silva e do Frei Caneca. Os revolucionários conseguiram conquistar Pernambuco e instalar um governo provisório que tinha como propostas básicas:
 a) proclamar a República;
b) abolir alguns impostos;
c) elaborar uma Constituição que estabelecesse a liberdade religiosa e de imprensa, bem como a igualdade de todos perante a lei.

Após dois meses de luta, as tropas portuguesas sufocaram o movimento e seus líderes foram condenados à morte.
A Revolução Pernambucana de 1817, conseguiu congregar religiosos, militares, intelectuais e populares em torno do ideal comum da emancipação política e do estabelecimento do governo republicano.
A atual bandeira de Pernambuco é a mesma que os revoltosos usaram em 1817.




O azul representa o céu pernambucano
O branco representa a paz
O arco-iris representa uma nova era
A estrela é Pernambuco iluminada pelo Sol do futuro
A cruz vermelha representa o Brasil como Ilha de Vera Cruz, primeiro nome do Brasil



GOOGLE +
←  Anterior Proxima  → Página inicial

Um comentário:

  1. Descubra a origem e historia da Revolução Pernambucana em http://calendario-feriados-brasil.com.br/quantos-feriados/revolucao-pernambucana/

    ResponderExcluir