22 de novembro de 2013

Tratando de preconceito com muita criatividade - texto que foi dramatizado na Semana da Consciência Negra na EREMI



UM CONTO DIFERENTE

Era um vez uma princesa que passeava pelo jardim... OPS,  não era uma princesa loira, dos olhos azuis, era uma princesa. negra.

''Oi Coelho, Olá Curujinha,Bom dia a Todos. Meu nome e Diamante negro e hoje vamos falar um pouco da nossa vida em uma sociedade racista: 
Sabe, toda vez que estou fazendo meu ''teatrinho'' tem sempre alguém dando risada, até na minha escolinha é sempre assim, quando chega na época das festas juninas, eu nem posso concorrer a princesinha do milho.
- Por que?
- Por que os meninos falam assim : '' olha o milho queimado''...
Já na minha escola a professora não deixa eu representar as princesas nem os outros personagens das fábulas, nunca pude fazer, a branca de neve...
E eu não posso fazer nem a  Emília do sitio do Pica-pau Amarelo,por os meninos falam assim...''olha a boneca da macumba. Outro dia na minha escola eu fui fazer a Rapunzel os meninos estavam falando assim ''joga o cipo Rapunzel''.
- Na minha escola a professora só quer que eu represente o personagens do folclore, o boi tata, a cuca...
- Sabe eu queria que tivesse uma historia para as criancinhas negras protagonizarem...mas não tem. Quer dizer tem..a Anastacia, mas é descendente de escravos,  e só sabe fazer bolos.
- Eu já fiz teste para varias propagandas mais eu não pego,só quem pega e uma menina que agora entrou na novela,ela se chama Clara Castanho, sabe por que? Por que ela é clara e ainda é castanho. na televisão,só passa os protagonistas que tem a cor clara, e tudo assim : Maria Clara, Sol,Cristal e ainda quando tem  uma novela que a protagonista é preta, a novela chamada Cor do Pecado. 
O preconceito é tão grande que até nos laboratórios eles preferem ratos brancos,e até parece que um ratinho preto não tem coração nem pulmão.
Por isso eu gosto da Walt Disney ,ele fez historia para coisas diferentes, já fez o patinho feio, a ratinha preta, ja fez até pro bambi...
- Um peixe chamado Nemo, por que ele era laranja e branco, aposto se fosse um peixe preto, se chamava Demo; tem até um tal de avatar e os bonequinhos são todos azuis, num tem um avatar preto , e se fosse preto ia chamar ''avatapar''.
As crianças negras não tem ícones infantis. Até os anjinhos, os anjinhos são todos brancos.
***São protetor das crianças, Deus de vontade celeste, conversa com o Walt Disney pra escutar minhas preces, ah meu anjinho da guarda, dai-me uma historia de luz e não de escravidão, que eu seja a protagonista  de uma historia de amor e nunca alvo de risada nem pelo meu cabelo ou pela minha cor.Amém.

(Ana Quezia - 3º Ano A)


GOOGLE +
←  Anterior Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário